Tendência

fevereiro 18, 2009

O Amor do virtual ao real

Estou saindo na frente e publicando um texto antes mesmo dele ser publicado no blog do autor. Achei tão forte e pertinente que não pude aguardar a publicação.

Então, com devidas licenças, publicando...




[Baseado em uma historia real]

O Amor do virtual ao real




Como Designer, tenho muito contato com a internet e o mundo virtual. E como metropolitano que sou, muitas vezes não há tempo ou horário para freguentar lugares com pessoas diversificadas, então blogs e meios sociais como o Orkut por exemplo, acabam sendo um meio de entrar em contato com outras pessoas. O mesmo que antigamente se fazia com o ICQ, hoje se faz por meio de não uma, mas várias paginas e meio diferentes.

Sempre levei os contatos em caracter de amizade, raramente, muito raramente me aproximei de alguém com intuito claro e objetivo de ter algo mais. Por ter praticamente nascido na Internet, eu sei que o quê vemos e lemos, pode não condizer com a verdade. Com a vida real da pessoa.

Ela pode ate ser quem está ali á mostra. Mas seu jeito de lidar com a vida, as circunstancias, as visões e interpretações, as escolhas... podem não ser exatamente como lemos. Afinal, todo texto ganha uma interpretação única para quem lê.

Projeção

Posso perfeitamente me apaixonar pelas palavras escritas de outra pessoa. Num blog, num site, num orkut da vida... É como um livro. Essas palavras ganham um sentido próprio para mim, talvez, sem perceber, posso projetar meus desejos e anseios naquelas palavras. Eu me projetando. O verdadeiro sentido das palavras se perdem, pois somente quem escreve, sabe qual o sentido e para quem foi direcionado tais pensamentos em palavras.

A pessoa, o autor, não é falso, como dizemos com relação á todos na Internet. Nós é que nos enganamos em nossas interpretações na maioria das vezes. Salvo algumas exceções quando determinada pessoa fingi ser deliberamente quem não é.

Mas podemos criar expectativas com relação a uma pessoa que nem conhecemos. Que nem sabemos seu histórico de vida e cotidiano. O que desejamos encontrar se torna algo tão grande e forte (expectativa) e não enxergamos que a pessoa por trás das palavras é uma pessoa de verdade seguindo sua própria vida independente. E que essa pessoa tem histórias, tem vivências, que pode ter um caminho diferente do nosso.

Risco

É confuso? É! As atitudes humanas são confusas.

Então seria errado tentar se aproximar de alguém que se conhece na internet? Não, não é errado.
Mas o processo de aproximação, é o mesmo de quando conhecemos alguém numa fila de cinema, teatro, bar... na faculdade... em qualquer lugar. Não é, e nunca será mais fácil ou rápido, só porque provém da net.

Primeiro nos aproximamos, tentamos conhecer mais sobre a pessoa, o quê pensa ou deixa pensar, se é bacana, se não é, família, amigos, se procura ou está atrás das mesmas coisas que nós, afinidade, hábitos e costumes... crenças. E se está livre, de todas as formas, para nós.
Se vamos ser correspondidos...?

Ás vezes sim. Acontece.
As vezes não. Não acontece.


Rejeição

Sofrer por não sermos correspondidos não é mais que a frustração por nossas expectativas não realizadas. Mas vale lembrar, que ninguém pertence á ninguém.
E que o amor é uma loteria. Só acerta quem joga. E quando se ganha, o prêmio é maravilhoso. Mas ás vezes se perde. E é natural, faz parte do jogo.

Isso não significa que não temos valor ou que não somos pessoas interessante ou até mesmo não aptos para o amor. Apenas significa que naquela tentativa de aproximação, não aconteceu. Não deu certo.

Ás vezes não dá certo por motivos que nem é saudável saber.
E nestas horas, é importante mesmo, não se culpar por ter tentado. E não culpar as pessoas por não poderem nos amar como gostaríamos que acontecesse.

Amor próprio

Mas é o jogo do Amor.
Ás vezes se ganha, ás vezes se perde.

E quando se perde, o mais importante é não fechar o coração. Porque quando ele se fecha, também nos fechamos num mundo frio e solitário. E conviver somente conosco, nunca foi muito saudável. Somos loucos e neuróticos demais para só termos á nós como companhia.

Nos fechamos num mundo de “medo de sofrer novamente” e auto-rejeição. Uma das formas mais auto destrutivas do ser humano.

Mesmo com o coração quebrado, temos seguir em frente. Abrir e deixar que as novas oportunidades aparecem.
Oportunidades que podem vim através de um simples “oi”, ou um simples “Esta cadeira está livre? Posso me sentar aqui?”. Nunca se sabe.

Valorizar

E para quem teve a sorte de vencer. A luta só começa. Porque não basta vencer. É preciso valorizar o prêmio. Seja de onde for que teu amor veio, do real ou do virtual, ele se concretizou. Mas é preciso cuidar.

Porque o amor também é atenção, é carinho, é cuidar, é realizar. É valorizar o que temos de melhor e também é se doar. Porque que quem se doa, abre o coração, abre a vida e se permite viver o amor. Quem se doa no amor, também recebe. Porque a pessoa “amada” se sente assim, amada. Se sente desejada e valorizada. E com isso ela se sente feliz. E a conseguência, é que ela se torna mais carinhosa, mais afetuosa, mais apaixonada e disposta a superar dificuldades para viver ao seu lado.

(Estou falando de doação, não de anulação. Não confunda as coisas)

E pessoas felizes amam com mais intensidade. Com mais vontade. Com mais paixão. Com mais desejo.

Sempre desejamos sermos cuidados e termos toda a atenção que sempre desejamos. Afinal, todos buscam o amor por isso. Mas para receber isso, é preciso cuidar e dar atenção na mesma proporção.

Aos vencedores, se lembrem que o amor é uma via dupla. Dar e receber.
Se você dá, recebe. Se não recebe, não se sente feliz, e portanto também não dá.

Concluindo

Vencendo ou perdendo...
Amar também é viver. E a vida não é sofrimento.
Se você tem amor próprio o bastante, também tem forças para escolher não reter sofrimento no peito. Revivendo segundo á segundo ás situações que lhe deixaram triste e magoado.

E quem abre o coração e deixa o sofrimento ir embora... tem uma vida muito, mas muito mais feliz. Com certeza.

Pessoas felizes, são as pessoas mais amadas e mas desejadas. E viver de sonhos sem realiza-los, é a mesma coisa que viver de ilusão.
Lembre-se disso.



Ronaldo Ichi

11 comentários:

  1. cara arrebentou com esse texto..me vi nele por completo..
    Bom ler algo em que nos exergamos.
    Parabens excelente postagem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Sou Kensully, e não resisti ao ver esse texto.
    Sou nova com blogs, mas até parece que vc andou espionando uma pessoa que conheço...
    Sabe ela quase pirou...
    Teve uma paixonite por um cara que nunca viu, e quando ficou sabendo que estava com outra, quase surtou.

    Enfim, são coisas que nunca vou entender:
    -Como uma pessoa se apaixona por outra sem nunca a ter visto?

    -E como pode sofrer por esse mesmo alguem, sentindo-se traída, sem que nunca a tenha tocado ou beijado?

    São perguntas sem respostas e sem explicações, mas é de certo que acontece com mais frequencia do que eu imagino.

    bjos

    ResponderExcluir
  3. o amor virtual é algo que sempre está presente e é inevitavel nao senti lo....
    ja tive algumas experiencias assim e mesmo que tenha dado certo, valeu extremamente a experiencia!!
    achei muito divertido seu coment no meu blog, ri demais!!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. eu já tive amores virtuais q viraram grandes decepções, já tive amizades virtuais q viraram amores reais e ainda tenho grandes amizades virtuais q viraram amizades reais... internet é isso, mas quem faz a vida somos nós, ela só dá o empurrão. rs
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Tem selos para vc lá no blog
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Pessoas felizes, são as pessoas mais amadas e mas desejadas. E viver de sonhos sem realiza-los, é a mesma coisa que viver de ilusão.
    Lembre-se disso.

    Perfeito!!!

    Bjos meu Dog lindo!

    ResponderExcluir
  7. O mundo virtual tanto pode nos trazer alegrias, quanto decepções,é sempre bom ter cautela nas coisas da vida,antes de se envolver c alguém, seja amizade ou amor,embora quando são coisas do coração tudo fica mais complicado,pq controlar nossos sentimentos às vezes é bem difícil.
    Pessoas felizes emanam boas energias ao seu redor,e por isso tbm são mais amadas e desejadas.

    bjos.

    ResponderExcluir
  8. Ola!!
    Tem presentinhos pra vc lá no blog!!

    Beijaooo da Morena!

    ResponderExcluir
  9. Minha melhor amiga saiu do mundo virtual. já tive namorados que saíram do virtual, já fui parar na Inglaterra por causa disso e hj estou amando alguém que conheci graçãs à Internet...

    Acima de tudo acho que é muito válido isso de mundo virtual, visto que podemos conhecer pessoas maravilhosas de qualquer parte do país, do mundo. Pessoas que não teríamos nunca a oportunidade de conhecer, claro que as vezes temos decepções, assim como temos também no mundo "real"...
    No final de tudo o importante é conhecer gente!!

    ResponderExcluir
  10. Sem comentarios sobre amor virtual..
    e sim qd tudo dá errado temos que seguir em frente, remendar o coração, porém ele nunca fica bom como antes...

    ResponderExcluir
  11. estava conversando com as meninas do trampo sobre isso tudo aí...e hj chego aqui e tem esse post ...basicamente a conversa do clube da Luluzinha.


    amor próprio: me fechei por 1 ano para não ter q sofrer novamente...... e até hoje tenho medo de me relacionar...quando vejo que o friozinho na barriga está aparecendo tiro meu time de campo....sei q isso não é legal temos que nos arriscar se não não saberemos se vai dar certo ou não.....mas creio que não estou preparada para isso no momento .....acho q falta aparecer alguém q me tire essas neuras...

    beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar neste blog canino!

Traduzido Por: Mais Template - Designed: Blogger Templates - Curioso Curiosidades